21 de set de 2018

As 5 personagens para celebrar no mês da visibilidade bi!



Em um mundo de padrões monossexuais, normativamente heterossexuais, a bissexualidade é amplamente banalizada. Quantas vezes nós, o grupo B, somos questionados sobre nossas preferências ou reduzidos ao padrão afetivo de nosso relacionamento atual: se namoramos com pessoas de nossa mesma identidade de gênero somos gays ou lésbicas e se namoramos com pessoas do gênero oposto automaticamente “nos tornamos” heterossexuais, quantos de nós escutamos que se podemos “escolher” com quem nos relacionar porque mesmo não escolhemos ser hetero, por exemplo.

Esses são só alguns exemplos de situações que destacam o porquê a visibilidade bi é de extrema importância para a comunidade LGBT.

A bifobia está presente em nossas vidas vindo tanto de fora quanto de dentro da comunidade e já está na hora dela ser debatida e superada! Para comemorar o mês de setembro, mês da visibilidade bissexual, o blog do Caneca separou algumas mulheres bi da literatura, cinema e TV para que serem lembradas e celebradas:


Lisbeth Salander
Internet/Divulgação


A protagonista da série Millennium, escrita por Stieg Larsson, conquistou grande carinho dos fãs por seu misto de vulnerabilidade e força, misantropia, inteligência e forte teor feminista a investigadora particular foi interpretada por Rooney Mara na adaptação estadunidense dos livros suecos se tornando o maior crush bi que você respeita.


Petra Solano
Internet/Divulgação

[ALERTA SPOILER]
Se você ainda está no começo de Jane the Virgin provavelmente conhece Petra como a fria vilã que tenta de todas as maneiras conseguir reconquistar seu ex-marido, Rafael. Mas logo essa mulher aparentemente indestrutível nos mostra uma face muito mais independente e humana chegando a se envolver com sua advogada na 4ª temporada da série.

Korra
Internet/Divulgação

O principal cenário romântico do spin off de A lenda de Aang é o triangulo amoroso entre Korra, Mako e Asami, certo? Errado! O Season Finale surpreendente  da animação A Lenda de Korra mostra um novo casal que conquistou fortemente o coração de seus fãs LGBTs.

Annalise Keating
Internet/Divulgação


A protagonisya de How To Get Away With A Murder é nada mais nada menos que uma mulher independente, negra e bissexual ocupando espaço de liderança e professora universitária, representando muito bem a comunidade B ao nos cativar com uma sexualidade livre e não estereotipada.

Delphine 
Internet/Divulgação

Delphine é uma cientista francesa, estudante de imunologia e pesquisadora do instituto Dyad que forma romantico com Cosima. Personagem favorita entre telespectorxs LGBTs da série, nos deixa cheixs de sentimentos conflituosos entre amor e ódio enquanto torcemos pelo sucesso do casal.


Tenho certeza que você também conhece muitos personagens bissexuais que merecem visibilidade nesse mês tão importante, que tal deixar um comentário compartilhando com a gente os nomes que você incluiria nessa lista?

Texto por Jenifer Romero
Foto por Internet/Divulgação