27 de jun de 2018

EMBAIXADORXS | Conheça o programa que nós do Caneca fomos selecionados


Antes de começar a ler sobre essa matéria, sugiro que dê o play no vídeo abaixo para que possa te mostrar o impacto desse projeto na vida de diversos jovens em 2017.



Agora que você deu o play e já se emocionou, assim como eu.
Quero te apresentar o TODXS.

O TODXS é uma startup social de jovens que começaram a se incomodar com o rumo das coisas e o cotidiano da vida LGBT e a partir disso, criou diversos projetos para empoderar os jovens através de conhecimento empreendedor e de engajamento social.

No site você pode encontrar algumas dessas iniciativas idealizada por esse grupo de jovens que como disse, buscam mudar o mundo de uma maneira um tanto diferente dos meios de militância dos movimentos sociais tradicionais e dar um suporte para comunidade LGBT.

Aqui nessa matéria, vou mostrar 2 iniciativas muito importantes e a primeira é o app TODXS:


O TODXS é um aplicativo LGBT+ no Brasil. App, onde você aprender mais sobre os seus direitos reconhecidos por lei e usar esse conhecimento como ferramenta preventiva à discriminação e ainda pode usar para denuncias LGBTs, o que torna o app essencial para que a nossa militância e nossa luta tenha mais voz e um posicionamento coletivo pela luta dos LGBTs no Brasil. Então baixe o app e ajude essa iniciativa colorida a expandir! 

Outra iniciativa que quero apresentar a vocês é a Embaixadorxs

Iniciativa em que o coletivo Caneca foi selecionado, entre tantos outros projetos. O TODXS Embaxadorxs é um programa que busca conectar e auxiliar jovens líderes LGBTI+ em todo o país para que possam ser agentes de transformação em suas cidades e comunidades. 

O programa acontece durante cinco meses com diversas oficinas e treinamentos online voltado as áreas de comunicação, liderança e empreendedorismo. Os selecionados do programa vão poder construir projetos ou como no caso do Caneca, ter um meio de crescer de maneira mais expansiva e orgânica para melhorar a vida e a qualidade do projeto. 

Na primeira edição, teve 26 Embaxadorxs com 18 projetos voltados para a comunidade LGBTI+ e 12 treinamentos. Nesse ano, além do Caneca, tem outros jovens engajados e que se inscreveram nessa iniciativa.  Estarei apresentando alguns dos Embaixadorxs selecionados com o Caneca: 

Esse é Lucas de Araújo de 26 anoshomem cis, gay, recifense  que trabalha como redator publicitário.

Lucas Araújo, publicitário 
"Iniciei minha pesquisa em gênero no Grupo de Estudos de Gênero na faculdade. Desde então pesquiso também sobre diversidade e sexualidade. Tudo isso me levou até São Paulo para fazer um curso sobre Comunicação e Diversidade e pude visitar agências como AlmapBBDO e J. W. Thompson, para conhecer mais de perto cases como Skol, Avon, Doritos etc. Muito em breve, se tudo der certo, devo fazer o meu mestrado na UFPE. 

Dentro da Ampla Comunicação, agência onde trabalhei até maio deste ano, fui abraçado por um grupo maravilhoso de pessoas LGB, mulheres e pessoas negras chamado Parêntese, que busca fomentar discussões sobre diversidade e respeito no ambiente de trabalho e na comunicação, através de ações e campanhas internas e externas.

Isso levou uma galera - inclusive eu - a criar um grupo que trouxesse esse debate e essas reflexões também pro mercado de comunicação do Recife: o LGBTs da Propaganda - Recife, é um grupo de Facebook que reúne profissionais do mercado de comunicação que fazem parte da sigla para trocar contatos, conhecimentos e debater sobre cases e outras questões ligadas a vivência LGBT. 

Também colaboro para a Rede Monalisa, que busca fazer a ligação entre pessoas trans e travestis e o mercado de trabalho de forma responsável. 

No TODXS, eu espero juntar ferramentas para fazer mais e melhor, como comunicador e parte de uma comunidade, pela diversidade. Seja lutando para aumentar a quantidade de LGBTs dentro dos espaços de comunicação, seja produzindo uma comunicação com ações que possam mudar realidades de forma respeitosa de verdade. Só não dá pra não fazer nada."

Sophia Rotta, advogada
Sophia Rotta também foi selecionada, advogada e lésbica: 

"Atuei no movimento LGBT dentro da universidade e atuo dentro do ambiente de trabalho.
Eu quis entrar para o TODXS mais para me encontrar dentro do movimento, porque andava muito perdida, sem saber qual caminho seguir, quais são meus propósitos de vida mesmo e etc. Então entrei pra identificar algo concreto, ver gente nova, aprender, sentir que faço parte, porque andava me sentindo excluída.
Acho que o projeto que passou era de empresas, de inclusão no ambiente empresarial e jurídico. Utilizando-se de meios judiciais, bem como culturais para alterar o ambiente opressivo e conservador que normalmente convivo."






Beliza Buzollo, publicitária
Beliza Buzollo, publicitária e desenhista do Na ponta da Língua, página que fala sobre o viver sapatão e suas alegrias e tristezas também foi selecionada para o TODXS.

"A partir do momento que a gente se identifica com uma comunidade LGBT, a gente quer aceitação e respeito e ai entra aquela vontade da militância e isso não pode só partir de pessoas só de dentro da comunidade e não ajuda ninguém e precisamos de aliados.

No caso do do TODXS, eles selecionam iniciativas que queiram fazer parte de movimentos sociais ou querem se inserir e eu vi que era um momento de oportunidade para ganhar ferramentas novas com o TODXS.

Aqui dentro do TODXS eu vou usar o projeto na ponta da Língua para usar as ferramentas que eles vão nos passar e meu viés de militância é voltado a normalização,humor e entretenimento sobre a cultura LGBT e se as pessoas se verem representadas em meus quadrinhos.

Em termo de representante LGBT temos uma narrativa muito pesada, mas precisamos de uma representatividade de uma maneira mais leve e mostrar que é só uma parte do que a gente é. Meu viés de militância contribui mais pra ir no lado mais espontâneo e divertido ao falar sobre nós. "

Esses são alguns dos integrantes do Embaixadorxs 2018 que estão querendo mudar e trazer projetos inspiradores para a comunidade LGBT.

Se você quiser conhecer mais dessa organização e suas propostas, no dia 30 de junho vai ter o Conecta , evento com vários representantes da comunidade LGBT que vão expor sua opinião sobre suas maneiras de resistir e conhecer os organizadores da própria organização. 

Além do evento, curta a página da TODXS e esteja atento as novidades que vem dessa startup colorida que veio para ajudar a TODXS.

Por Fernanda Atayde