27 de jun de 2017

O que ta rolando na cena independente de Sorocaba


Sorocaba é dos roles de bandas independentes e cultura alternativa, amém?

Esse ano está incrível para a nossa cidade amarela, a cena independente que vem crescendo e agregando o aspecto cultural da cidade está cada vez mais forte e estruturada.

Nos últimos anos a cidade sediou festivais como o Musicada, o Febre e esse ano o Circadélica voltou para casa, e enquanto isso vem pipocando shows e eventos  que vai do HC ao rap em toda a cidade.



Os espaços públicos estão sendo ocupados, e isso é lindo de se ver, temos o Bloco Sem Grana, mas com Glitter que chegou esse ano e  trouxe a temática LGBT e de resistência das mulheres as ruas com muito glitter e festa (porque só o fato desse pessoal estar junto comemorando ao som de Funk ou pop já é um ato de resistência).

Temos a feira Beco do Inferno que cada vez ganha mais forças com edições  que contemplam artistas super talentosos e independentes, artistas que resistem nessa sociedade voltada ao dinheiro e a indústria cinza, a feira traz um espaço e colore a cidade amarela de uma maneira que estava fazendo falta, trazer a arte a musica e o talento para as ruas é algo que a gente precisa e agora temos aos domingos!

Outro evento lindíssimo que rola sempre na cidade há um pouco mais de um ano é o THIS IS HARDCORE, o evento tem como sede o Asteroid Entretenimento (amém Asteroid por sempre apoiar os roles independentes) e tem a proposta de trazer bandas de hardcore da região ou do Brasil e já trouxe nomes até gringos para os domingos de música e amor. O evento também traz culturas alternativas como, por exemplo, o veganismo, cedendo sempre o espaço para a gastronomia independente aqui da região (quadrupede culinária vegana e vegan safe sempre colam lá ) e também tem espaço dado para os zines e outras coisas. Você consegue curtir a pagina deles aqui .

O Lobotomia (que já teve entrevista aqui no Caneca) como sempre, ta presente na cena Sorocabana com o  Lobotomia Apresenta, que  é uma serie de rolês, sempre transitando por espaços da cidade e trazendo novidades da música alternativa, mesclando com artistas da cena sorocabana, o ultimo trouxe as bandas Raça, Marrakesh e Wry e já ocuparam espaço como Mi casa, Mofo D’Ouro, Maloca, Beco das Garrafas, você pode acompanhar os roles deles por Facebook


Quer bandas experimentais de graça? Sorocaba também tem!  Você já ouviu falar no ExperimentaSom? Vamos lá... O experimenta som é um evento de musica experimental que acontece em parceria com o Sesc Sorocaba,  o role existe há três anos. Um dos organizadores é Pêu Ribeiro, que definiu o ExperimentaSom como “Um evento que procura trazer artistas que expandam as percepções do que é musica e do fazer musical.  Além de ter uma curadoria ousada o evento busca juntar músicos que nunca tocaram juntos para compor shows inéditos”.  Eu pessoalmente posso dizer que a sensação de participar de um experimenta som chega a ser mágica, a combinação da musica com toda apresentação visual é incrível, um role que vale MUITO a pena, chega a ser obrigatório você ir pelo menos uma vez!

E por último, mas DEFINITIVAMENTE não menos importante vamos falar da cena do Rap aqui na região que está lindíssima e muito mas muito bem representada! O nome do role é A Batalha do Largo e ele não acontece aqui em Sorocaba, mas é bem pertinho, em São Roque, todos os sábados as 19:30, e uma vez por mês acontece lá em Mairinque ( rola até premiação de 100,00 reais para o MC campeão).

Dia 22/07 vai rolar uma seletiva para o duelo Nacional de MCs na BDL, evento onde é eleito o melhor MC do Brasil, curtam a página deles para ficar sabendo de tudo! 

E sabe o que é MAIS LINDO? É que a batalha é apresentada por uma mina maravilhosa: A Mayara de Marco, e isso é muito incrível, pois 99% da cena é dominada por homens (já fizemos uma matéria sobre outra mina na cena do Rap que você pode ver aqui)

Vocês podem acompanhar todas esses eventos pela agenda do Caneca aqui.               

Fazer essa matéria foi maravilhoso, eu já participei de quase todos os roles nessa lista, mas conversar com os organizadores de alguns deles para escrever essa matéria e a riqueza de informações e o amor que eles fazem tudo foi tão grande que o Caneca vai lançar nesse próximo mês uma matéria de cada role desses para vocês conhecerem um pouco mais sobre tudo.