28 de jun de 2017

Junho: O mês que lembram que a gente existe


Junho, mês da Parada, mês em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBT e quero que a gente reflita um pouco sobre essa palavra: ORGULHO.

Você provavelmente já deve ter sabido de diversas histórias de alguns dos nossos que morreram por se assumir ou até mesmo por dar alguma "pinta" sobre o que são.

Alguns conseguiram sair do armário, algo que é bem pesado de se viver, pois você tem que esconder o que é, mas ao sair do armário, você também pode sofrer de diversas maneiras.
Ser silenciado pela família, não conseguir trabalho, ser expulso de diversos espaços e a questão é:

Orgulho de quê?

A Parada LGBT de Sorocaba, trouxe essa questão em uma das suas edições, e diversos LGBTs trouxeram suas identidades, a questão de ser e porque ser e o porque devemos lutar por nosso espaço.

Nosso orgulho, vai das nossas roupas até ao beijar quem a gente quer,de se envolver com que nós queremos, de ser o que somos e esse orgulho dialoga diretamente com a nossa resistência.

Resistir ao sair do armário e por mais que tudo em nossa vida, ainda seja rodeado da identidade hétero, perceber que lá no fundo, a gente sempre foi e sempre seremos LGBTs.
Atualmente vem sendo montado o conselho LGBT da cidade, com diversos representantes puxando nossas pautas, além de dar o senso de urgência para coisas muito específicas da nossa cidade, em uma cidade que tem espaços muito abertos para nós e outros que ainda nos repudiam.

Esse é um mês de luta, nosso mês, todas as marcas se voltam a nós, a mídia se propõe a nos ouvir e vira um período um tanto mágico, mas não podemos esquecer que a luta é diária e os nossos ainda morrem nas periferias, nas ruas e em todos os lugares em que o preconceito avança.

Torço que essa chama desse mês, nos leve ao nossos espaços de direitos.
Pois a luta é todo dia pelo nosso jeito tão único de ser o que somos!

Se envolva na política da sua cidade, conheça os coletivos, conheça as LGBT dessa cidade e vamos todos juntos realmente lutar pelo que é nosso.


Leve seus amigos, seu amor e quem mais quiser ir com a gente levar a nossa luta a todos os espaços!