8 de mai de 2017

Parada LGBT | Entenda mais sobre sua origem e importância

CRÉDITOS: Rodrigo Cavalheiro

Nesta época do ano, mais ou menos em meados de Maio e Junho começam a ser promovidas e realizadas as paradas LGBTs pelo Brasil e pelo mundo.

Uma manifestação política com clima de festa e que reúne militantes, LGBTs de diversas tribos e simpatizantes.

Mas você sabe a origem disso tudo?

Mais do que uma celebração e um dia para botar a nossa cara no sol, é um momento para refletir, se informar e entender mais a fundo o contexto histórico e as pessoas que lutaram lá atrás para que hoje nós pudéssemos sair na rua com glitter na cara e sermos (um pouco)mais tolerados.

O evento mais marcante que dá início a essa série de Paradas LGBT pelo mundo é datado pelo dia 28 de junho de 1969. Tudo começou lá em Nova York, nos Estados Unidos, quando um bar chamado “Stonewall Inn”, frequentado majoritariamente por gays afeminados, transgêneros e drag queens, sofreu uma invasão por parte de policiais que queriam reprimir a concentração dessas pessoas no local.

Mas naquela noite do dia 28, os frequentadores decidiram reagir. E a partir desse movimento de reação se desencadeou um confronto que durou por mais alguns dias. Após o confronto, os participantes saíram em uma passeada e o ato ficou caracterizado como a Parada LGBT e a data 28 de junho ficou internacionalmente conhecida como o dia do orgulho LGBT.

Tem um documentário incrível que ajuda bastante a contextualizar esse momento histórico. Se chama “A Revolta de Stonewall” e contém depoimentos de pessoas que participaram do confronto e das passeatas na época. Recomendo super!

No Brasil, a primeira Parada do Orgulho LGBT é datada no ano de 1996 e foi realizada na cidade de São Paulo. O evento cresceu e hoje já chega a receber um público estimado de 4 milhões de pessoas. É considerada a maior do mundo e atrai turistas de outros países, personalidades e até empresas apoiadoras.

Aqui em Sorocaba, a Parada LGBT este ano chega na sua 12ª edição. É organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de Sorocaba em parceria com outras entidades, coletivos e grupos LGBTs da cidade. Além da passeata, as semanas que antecedem o evento recebem uma série de outras atividades envolvendo debates, rodas de conversas, exibição de documentários e etc. Uma oportunidade incrível para entender e se aprofundar mais nesse debate.

Ou seja, a parada é um movimento histórico e importantíssimo para reivindicarmos nosso espaço na sociedade e garantir nossa visibilidade. Além de também nos informarmos e nos organizarmos politicamente.

No país em que mais mata LGBTs do mundo essa mobilização é bastante necessária. Isso se a gente não contar o contexto global, onde do outro lado do mundo tem LGBTs sendo mortos, torturados e perseguidos pelo próprio estado.

Ou seja, toda mobilização e movimento de afirmação é válido e necessário! Vamos curtir muito, dar muito close, participar das discussões, se engajar politicamente e fortalecer!

A Parada de Sorocaba este ano já tem data marcada e o tema: "Jovens LGBTs resistem!". Confirme presença no evento no Facebook. Mas enquanto esse babado não chega, confira um pouco como foi a do ano passado!


Além disso, o pessoal da organização está com uma campanha de financiamento coletivo dos custos do evento para dar uma estrutura de qualidade e garantir a sobrevivência e sustentabilidade desse movimento! Bora colaborar? Clique aqui.