30 de abr de 2017

#GreveGeral | Sorocaba fez bonito!

Sexta-feira (28) foi dia de Sorocaba parar em favor da Greve Geral, 100% das frotas de ônibus se mantiveram em suas garagens, saindo apenas para transportar os próprios motoristas, agentes de bordo e funcionários para a concentração do protesto na Praça Coronel Fernando Prestes no Centro de Sorocaba, escolas e universidades suspenderam as aulas, assim como muitos comércios fecharam suas portas.

Praça Coronelo Fernando Prestes // FOTO: Daniel Lopes
A movimentação pró-greve começou em torno das 4h da manhã nas diversas garagens de ônibus da cidade, entre elas estavam Sorocaba Transportes Urbanos (STU), Cometa, Consórcio Sorocaba, todas localizadas na Zona Oeste de Sorocaba e algumas outras de cidades vizinhas. A concentração de funcionários se estendeu até às 10h da manhã em frente as garagens, nesse tempo foram passadas orientações referentes à manifestação no geral, e assim alguns ônibus das empresas foram retirados de suas devidas garagens para transportar os funcionários até concentração central.

Garagem Consórcio Sorocaba // FOTO: Andrea Quevedo
Na Zona Norte os manifestantes começaram a se reunir em frente à lanchonete e padaria Sukão, localizada na Avenida Itavuvu, a partir das 8h da manhã e foram caminhando nas ruas e avenidas da cidade até a concentração central.

FOTO: Jornal Z Norte
Após todos os manifestantes se reunirem na Praça Coronel Fernando Prestes, em torno das 10h30 da manhã, a concentração se manteve no mesmo lugar até 12h, quando todos presentes saíram em passeata pelo Centro do Sorocaba. Os comércios em sua maioria estavam fechados, respeitando o pedido da Greve Geral, apenas um ou dois insistiram em ficar abertos, mas assim que a massa de manifestantes se aproximou os mesmos abaixaram suas portas, porém mantiveram seus funcionários em "cárcere privado". 

FOTO: Adailton dos Santos
A Polícia Militar, como sempre, estava presente, mas numa proporção bem maior do que em qualquer outro protesto que tenha ocorrido na cidade de Sorocaba, com sua cavalaria, seus camburões, suas armas e suas carrancas montadas para intimidar. Houve apenas um momento de tensão entre manifestantes e policiais que ocorreu bem ao fim da passeata pelo Centro, quando o ato já estava se encaminhando para a Praça novamente, aparentemente alguns manifestantes se desvencilharam da maior massa de pessoas e seguiram rumo ao Shopping Cianê, como foi algo inusitado pelos policiais presentes, alguns deles entraram numa viatura para irem atrás desses manifestantes e quase atropelaram pessoas que se encontravam andando pacificamente. Como nós já sabemos, a mídia também estava presente em peso, também escoltada pela própria Polícia Militar, muitos policiais reunidos no térreo do prédio em que as emissoras de TV se encontravam, como também alguns policiais os amparando no andar em que as filmagens estavam sendo feitas. Cômico. 

O ato que reuniu funcionários públicos e privados, estudantes, sindicalistas e até mesmo aposentados em Sorocaba foi finalizado no mesmo local de início, na Praça Coronel Fernando Prestes, em torno das 16h30, nenhum veículo midiático de Sorocaba ou região divulgou números sobre a quantidade de manifestantes presentes.

A Greve Geral realizada no dia 28 de Abril de 2017 foi a maior da história. Mesmo sem o apoio da mídia nacional, mesmo com toda a desvalorização exacerbada por parte de muitos ignorantes, mesmo com todo o sensacionalismo usado para abordar a mesma, muitas categorias aderiram a greve nacionalmente e segundo o levantamento geral das centrais sindicais, 35 milhões de pessoas participaram dos protestos e paralisações em todo o Brasil, isso mostra que o trabalhador está cada vez mais forte e menos acomodado com imposições de reformas truculentas vindo de um governo ilegítimo. 

Vejam também alguns vídeos do protesto em Sorocaba enviados por uma leitora de nosso blog:

Momento de tensão entre Polícia e manisfestantes // VÍDEO: Amanda Ferreira

Manifestantes na Praça Coronel Fernando Prestes // VÍDEO: Amanda Ferreira